Mude o
seu olhar.

Descubra a
Terra.

Descubra a
Terra.

Descubra a
Terra.

Descubra a
Terra.

Veja o mundo
de verdade.

A Tragédia do Lixo Eletrônico.

Cosima Dannoritzer, ESP, FRA, GBR

Veja o mundo
de verdade.

The Carbon Crooks

Tom Heinemann, DLN

Veja o mundo
de verdade.

Martírio

Ernesto de Carvalho, Vincent Carelli e Tatiana Almeida, BRA

Veja o mundo
de verdade.

Voices From Chernobyl

Pol Cruchten, LU

Veja o mundo
de verdade.

Idade da Água

Orlando Senna, BRA

Veja o mundo
de verdade.

Sob a pata do Boi

Márcio Isensee e Sá, BRA

Slider

Planeta.doc Festival / IX edição

De 15 de dezembro de 2023 a 15 de abril de 2024

Rios Voadores da Amazônia

Direção:
País(es): Brasil e Alemanha
Ano: 2018
Duração : 23 min.
Os chamados “rios voadores” são correntes de umidade que se originam na floresta amazônica e abastecem todo o Brasil com água, inclusive as regiões mais ao sul do país, chegando até o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Este fenômeno natural está ameaçado, caso o desmatamento das florestas tropicais continue. Se a Amazônia se transformar um uma estepe, os “rios voadores” param de fluir, implicando consequência não só para o Brasil, como também para todo o clima da Terra.

Água é Vida

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2015
Duração : 25 min.
Criado em parceria entre a TV UFSC e o projeto Rede Guarani/Serra Geral, o documentário apresenta uma pluralidade de vozes e saberes, que abordam diversos temas relacionados à crise hídrica no planeta. Geógrafos, agricultores, ativistas sociais, ambientalistas do Brasil, Canadá, África do Sul falam sobre o impacto humano nos recursos naturais, a escassez, a poluição, as monoculturas, o esgotamento das fontes naturais, a transformação de água em produto para o consumo, a ameaça da privatização. São as várias faces de uma crise originada pelo atual modelo de civilização.

De onde vem a Água: Projeto Volume Vivo

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração : 23min.
O filme mostra como o uso e a ocupação do solo no Brasil, marcados fortemente pelo desmatamento, não consideram os biomas locais e seus serviços ecossistêmicos. Por meio de entrevistas com especialistas, o documentário explica como o ritmo da água vem se alterando e impactando os ciclos de chuvas locais e a fixação da água no continente.

Dois Fóruns, uma Água: Projeto Volume Vivo

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2018
Duração : 28 min
“Dois Fóruns, uma Água” traz um breve relato dos dois maiores eventos internacionais sobre água, realizados em Brasília (DF), no primeiro semestre de 2018. De um lado, o 8º Fórum Mundial da Água, encontro de governos, empresas e especialistas de várias partes do mundo para discutir as problemáticas em torno da àgua. Do outro, o Fórum Alternativo Mundial da Água, encontro de organizações da sociedade civil .

Guardiões da Baía

Direção:
País(es): Australia
Ano: 2015
Duração : 25 min.
Após saber da imensa quantidade de plástico que se acumula em nossos oceanos, Neil Blake descobre que a areia das praias de Port Phillip, na Austrália, onde vive, está se transformando em confete de microplástico. Em sua jornada para medir a gravidade do problema, Neil entra em contato com um grupo crescente de pessoas que querem proteger Port Phillip para as próximas gerações.

Bag It

Direção:
País(es): Estados Unidos
Ano: 2011
Duração : 74 min.
O que começa como um filme sobre sacolas plásticas se torna uma investigação sobre os efeitos que uma simples sacola pode causar em nossos rios, oceanos e até em nossos corpos.

Rio de Lama (Realidade Virtual)

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração : 10min.
Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores.

Mata

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2020
Duração :
Diante do avanço das plantações de eucalipto, um agricultor e uma comunidade indígena se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no medio ambiente, em contraste aos modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde.

A nascente Mora Aqui

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração : 17 min.
O filme trata da importância social, ambiental e cultural da praça Homero Silva, conhecida por possuir diversos mananciais e uma ampla área verde no meio da metrópole de São Paulo.

Ser Tão Velho Cerrado

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração : 96 min.
Preocupados com o fim do Cerrado no estado de Goiás, os moradores da Chapada dos Veadeiros buscam alternativas de desenvolvimento para sua região. A elaboração de um plano de manejo os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

Entre Rios

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2009
Duração : 25min
O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Até o final do século XIX esses cursos d’água foram as grandes fontes da cidade. Hoje, escondidos pelas canalizações, passam despercebidos pela maioria dos paulistanos. Mas, na época de chuvas, a cidade pára quando as enchentes mostram a face soterrada da natureza local. Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem.

Por trás da Cortina Verde

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2019
Duração : 28min
O documentário apresenta a dura realidade enfrentada pelas comunidades camponesas da região do Alto Vale do Jequitinhonha – Nordeste de Minas Gerais – Brasil, diante da degradação socioambiental provocada pela implantação da monocultura do eucalipto desde a década de 1970. Este é um pequeno recorte narrado por sujeitos do próprio lugar em sintonia com diversos estudos científicos realizados sobre o caso.

A água de Dentro: Projeto Volume Vivo

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração :
A água de dentro”, segundo episódio da websérie do projeto VOLUME VIVO, expõe as possíveis consequências de uma gestão de recursos hídricos que tem como lógica buscar água cada vez mais longe ao mesmo tempo que negligencia as fontes de água próximas. Essa dinâmica, perpetuada desde o início da urbanização, leva São Paulo a recorrer a fontes de água em bacias hidrográficas vizinhas, ignorando os conflitos gerados pelas transposições, enquanto os rios e represas de sua própria bacia sofrem com a poluição.

Água Mole e Pedra Dura

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2017
Duração :
O filme, um apelo global a uma mudança de paradigma, testemunha a maior crise hídrica da história de São Paulo enquanto faz uma investigação profunda sobre a gestão de recursos hídricos na cidade e discute os fatos com especialistas, moradores, vítimas e ativistas.

Um Rio em Disputa

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2015
Duração :
Às vésperas de perderem suas terras para uma megausina hidrelétrica, comunidades do Rio Tapajós, um dos mais preservados do país, preparam-se para defender o que é seu.

Idade da Água

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2018
Duração :
Um alerta sobre a questão da falta de água no planeta e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta. Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta.

Que Falem os Rios

Direção:
País(es): Chile
Ano: 2022
Duração :
Descendo pelas encostas do vulcão Copahue, começa a surgir a voz do rio Queuco, no Chile, cujas águas nutrem um ecossistema diversificado de flora e fauna nativas e simbolizam o espaço territorial das comunidades Pewenche. Seus moradores estão em alerta. Será aprovado o projeto da Rodovia das Águas que visa extrair suas águas para abastecer a mineração e a agroindústria? Duas visões antagónicas confrontam-se mais uma vez sobre o território; , mas Queuco tem outra história para contar.

Meu Rio Vermelho

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
O curta-metragem convida o público para uma expedição no Rio Vermelho, localizado no sul do estado de Mato Grosso, realçando histórias de personagens com diferentes culturas que foram encontradas ao longo das correntezas. O rio passa por Jarudore, povoado que sobrevive da pesca, a Aldeia Tadarimana da etnia Bororo e uma das mais antigas do país, por Rondonópolis, onde recebe cargas de esgoto a céu aberto. E por fim, com sua deságua, no Pantanal, a maior planície alagada do mundo.

Águas que me Tocam

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
Rios da amazônia são permeados de ritos de fé, sustento, ancestralidade e respeito. A voz das águas lança um alerta sobre o futuro do planeta.

Tapajós: uma breve história da transformação de um rio

Direção: ,
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
Um projeto socioambiental inovador inaugura uma simbiose entre preservação, geração de lucros e inclusão social. No entanto, o Projeto Ibiti será protegido das disfunções do capitalismo? O que a pequena vila rural de Mogol pode esperar deste empreendimento multimilionário?

Cem Pilum: A História do Dilúvio

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
Há 50 anos, a Team School é conhecida por sua abordagem de esquerda para a educação. O filme acompanha alunos e professores em uma excursão visitando os antigos campi da escola, explorando o passado e o presente da instituição e do Brasil.

Fragmentos de Gondwana

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2021-06-22
Duração :
Problemas antigos são expostos após o impacto do Óleo em Suape – PE, somando com o contexto atual em que o Brasil vive.

Mulheres das Águas

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração :
Um retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório, causadores de danos ao ecossistema.

Encontro com as Águas da Serrinha do Pàranoá

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2019
Duração :
Documentário que aborda o processo participativo de mapeamento das nascentes da Serrinha do Paranoá, em Brasília.

Rio Paraguai, minha vida

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração : 3 min.
O desmatamento, a falta de saneamento básico e a falta de planejamento em conservação ambiental comprometem as fontes de água doce do Pantanal.

É Rio ou Valão

Direção: , ,
País(es): Brasil
Ano: 2017
Duração : 25 min.
O documentário aborda temas e problemas socioambientais imediatos, relativos ao meio ambiente urbano e à importância do ciclo: água – esgoto–água,para a vida e o desenvolvimento de tecnologias sociais . A sub-bacia hidrográfica do Canal do Cunha, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, é o cenário desta história de transformações. Realizado com jovens estudantes de escola pública da cidade, em parceria com a ONG Verdejar Socioambiental e com a Fundação Oswaldo Cruz.

5 Vezes Chico – O Velho E Sua Gente

Direção: , , ,
País(es): Brasil
Ano: 2015
Duração : 90 min.

Damocracy

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2013
Duração : 35 min.
Todd Southgate viaja dos cantos mais profundos da floresta amazônica no Brasil, para as montanhas e planícies férteis da Mesopotâmia, na Turquia e desconstrói o mito das barragens como a energia “verde”. em foco, a discussão de dois projetos gigantescos: Belo Monte no Brasil e ilisu na Turquia.

Quem controla a Água

Direção:
País(es): França/Alemanha
Ano: 2010
Duração : 82 min.
Na América Latina, EUA, África e Europa, surgem movimentos para trazer o fornecimento de água de volta às mãos dos cidadãos. O filme Quem Controla a Água? ajuda a tomar uma decisão consciente.

Malditas Barragens

Direção:
País(es): EUA
Ano: 2014
Duração : 94 min.
Durante décadas, os residentes da ilha alertaram às autoridades sobre as péssimas condições do saneamento básico, a poluição e sobre as ameaças das mudanças climáticas. Todo esse contexto exige melhor planejamento e maior engajamento na governança para com a preciosa biodiversidade e comunidades que residem no entorno da Lagoa. Além de todo o panorama histórico e cultural os quais se destacam como um aspecto crítico como, por exemplo, para os pescadores tradicionais locais e para o próprio turismo, pois o descaso e a degradação dos habitats refletem na destruição desses valores sociais.

Expedição Gran Rift: os guerreiros da chuva

Direção:
País(es): França
Ano: 2012
Duração : 52 min.

Desastre Anunciado

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
O dia 25 de janeiro de 2023 marca o segundo aniversário do pior crime social e ambiental da Lagoa da Conceição e talvez até de toda a Florianópolis.Durante décadas, os residentes da ilha alertaram às autoridades sobre as péssimas condições do saneamento básico, a poluição e sobre as ameaças das mudanças climáticas. Todo esse contexto exige melhor planejamento e maior engajamento na governança para com a preciosa biodiversidade e comunidades que residem no entorno da Lagoa.

Pra Onde Corre o Rio: O Último Oásis de Resistência

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
Na APA de Guapimirim, último oásis de preservação na Baía de Guanabara, biólogos do ICMBio, caranguejeiros e pescadores artesanais travam uma batalha diária. Eles buscam proteger o meio ambiente, a vida, a cultura e o sustento das comunidades locais da degradação causada pelos centros urbanos ao seu redor e do Comperj, que se instalou no começo da década em área próxima à APA.

Pra Onde Corre o Rio: Baía de Guanabara – A Saga da Despoluição

Direção:
País(es): Brasil
Ano:
Duração :
O biólogo Mario Moscatelli expõe a saga do projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que já dura mais de 20 anos e não foi concluído conforme prometido.

A Lei da Água

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2015
Duração : 78 min.
O documentário discorre sobre as florestas e como elas são importantes para os recursos hídricos do Brasil. Através de entrevistas com ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores, o documentário relembra a votação no Congresso do Novo Código Florestal e questiona seu impacto com opiniões divergentes. Além de problematizar as mudanças na legislação responsáveis por decidir o que deve ser preservado e o que pode ser desmatado nas propriedades rurais do Brasil.

A Rede Hidrometereológica Nacional

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2017
Duração :

Sistema Aquífero Guarani

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2019
Duração :

Uma Gota

Direção:
País(es): Brasil
Ano: 2016
Duração : 42 min
Este documentário aborda a responsabilidade individual no consumo e descarte de materiais, a dificuldade de se retirar lixo de lugares remotos, o imenso problema do microplástico e seu impacto direto na morte de animais, as lutas pela preservação dos oceanos e o que nós podemos fazer para mudar essa realidade.

A Tragédia do Lixo Eletrônico

Direção:
País(es): Espanha/França
Ano: 2014
Duração : 86 min.
Uma jornada investigativa pelo mundo do tráfico ilegal do lixo eletrônico, revelando um comércio tóxico global alimentado pela sede de lucro e pela corrupção.

Contenção

Direção:
País(es): Estados Unidos
Ano: 2015
Duração : 80 min
Um manifesto sobre um presente inquietante e um futuro problemático.

Mergulho!

Direção:
País(es): Estados Unidos
Ano: 2010
Duração : 53 min.
Neste documentário seguimos o cineasta Jeremy Seifert e amigos em um alucinado e surreal mergulho nos becos de Los Angeles, onde vasculham latas de lixo de supermercado para evitar o enorme desperdício de alimentos úteis ao consumo.

Plastificado

Direção:
País(es): Brasil/Africa do Sul/Australia/Cambodia/Singapore/EUA
Ano: 2011
Duração : 48 min.
Produzido a bordo de uma expedição transatlântica, esse documentário mostra como o problema do lixo se estende até os lugares mais ermos do planeta através das correntes marítimas.

O Homem do Saco

Direção: ,
País(es): Brasil
Ano: 2015
Duração : 58 min.
O homem do saco é um personagem conhecido por levar crianças desobedientes na sacola. O que muitos não sabem é que ele é um personagem real, um homem que vive à margem da sociedade e caminha invisível perante os olhos de todos, catando materiais recicláveis para se sustentar.

Lixo

Direção:
País(es): Argentina
Ano: 2016
Duração : 10 min.
Rodado em Buenos Aires, o documentário coloca em eviência a enorme massa de resíduos gerada pela produção e consumo exagerados. E quanto a nós? O quê vamos fazer sobre isso?

Descartados

Direção:
País(es): Estados Unidos
Ano: 2016
Duração : 19 min.
O documentário fala sobre a poluição da Baía de Guanabara e os desafios enfrentados por pessoas e instituiçõe que lutam pela melhoria da qualidade da água da baía.

Cadastre-se para acessar todo o conteúdo e participar dos eventos!