A plataforma streaming que te ajuda a mudar o mundo.

  • Acreditamos que a ciência e a educação podem se beneficiar imensamente do poder inspirador e motivacional dos filmes para comunicar conhecimento e experiência, e aumentar a conscientização sobre as realidades de nosso planeta e sua interdependência.
  • A Rede Planet.doc é constituída por Universidades, Instituições Científicas e educativas, Organizações Não Governamentais, Organizações Ambientais, Estudantes, Jornalistas e cineastas do Brasil e América Latina. Promove anualmente a exibição de filmes do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc e  campanhas audiovisuais temáticas durante todo o ano.
  • Nosso objetivo é inspirar para transformar. Se você é estudante ou cineasta faça o seu cadastro para participar da rede, interagir com os conteúdos e os usuários e se conectar com ações de transformação social. Se integra uma Universidade, ONG ou Organização Ambiental preencha o seu cadastro completo e marque sua localização em nosso mapa para participar de nossos eventos e utilizar o conteúdo para educação.

MISSÃO

Contribuir para a formação científica, social e emocional de crianças e jovens de todo o mundo, por meio da constituição de uma comunidade global para exibição de filmes de temática socioambiental em  universidades e organizações não governamentais, com princípios educativos.

A Plataforma Planeta.doc lança o desafio de pensar a sociedade atual de forma transdisciplinar para traçar linhas de reconexão que evidenciem a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta.

Sinta-se parte do todo

Experiências compartilhadas

Trocas entre indivíduos engajados ao redor do planeta

Unindo as pessoas

Conectando intenções e ações de transformação

Mentes, mãos e coração

Conscientização, sensibilização e realização

Mude o seu olhar. Descubra a Terra.

A importância de uma reflexão integrada sobre o potencial da tecnologia, da ciência e da inovação para a sustentabilidade é hoje urgente em espaços públicos, universidades e escolas. Não é mais possível desenvolver dois conjuntos paralelos de medidas, um para responder às necessidades sociais – “salvar a humanidade” – e outro para responder aos danos ecológicos – “salvar o planeta”. O objetivo atual é combinar estas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. A percepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das consequências humanas dramáticas destas degradações nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a considerar danos ignorados por muito tempo.

Sabemos que as práticas instituídas no processo de industrialização não vem respeitando os limites de regeneração da Terra. Estamos produzindo mudanças climáticas em nível global, com o aumento de temperaturas, chuvas e secas em várias partes do nosso planeta. Criamos zonas de sacrifício ambiental para as quais se destinam os rejeitos da humanidade, com graves impactos para as populações marginalizadas que habitam estes locais insalubres e para as espécies de animais e vegetais que são extintas no processo. Sacrificamos florestas, o ar, a água e os animais em um sistema irracional de satisfação de necessidades, que avassala nossos substratos de vida. Esquecemos que os ecossistemas terrestres (desertos, florestas e pradarias), aquáticos (rios, mares, manguezais e pântanos) e sociais são parte de um macro ecossistema que se retroalimenta, profundamente conectado e interdependente. Todos estas temáticas são abordadas em filmes realizados em várias partes do mundo, por cineastas independentes.

Nossa missão é mostrar por meio de filmes as práticas que estão sendo geradas internacionalmente para a promoção da sustentabilidade e de um modelo de sociedade regenerativo, com foco nas inovações que incidam positivamente na preservação e na melhoria da qualidade de vida do planeta. Queremos dar visibilidade ao conhecimento científico, mas também ao ancestral, evidenciando o funcionamento da Terra como um sistema vivo ao qual irremediavelmente pertencemos. O objetivo final é promover uma ampla reflexão sobre nossa sociedade contemporânea, possibilitar a difusão de paradigmas de desenvolvimento que já vem sendo testados em nível comunitário e o desabrochar de novas matrizes culturais, tendo o cinema como eixo central de ação.